FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA








2 DE NOVEMBRO de Wesley Marchiori
Direção: Kalluh Araújo
Produção: Rômulo Duque e Marisia do Prado



A produção...

Rômulo Duque , fundador do Grupo de Teatro AMI, com mais de 30 anos dedicados ao teatro em Minas Gerais, é produtor experiente. Entre outros grandes sucessos montou O INIMIGO DO POVO, de Henrik Ibsen e UM GRITO PARADO NO AR, de Guarniere. Anos atrás, ao montar A COMÉDIA DOS SEXOS, foi o grande responsável pela vinda do saudoso ator Rogério Cardoso para Belo Horizonte. A peça esteve um ano em cartaz sempre com casas lotadas. Foi também o primeiro produtor de Nerso da Capitinga em Minas. Mesmo com todo o árduo trabalho de produção sempre encontrou tempo para defender os direitos da classe artística, tendo sido presidente do SATED e da extinta AMPARC, atual SINPARC, que consolidou a grande volta por cima da “Campanha das Kombis”, hoje, conhecida e consagrada como “CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO DE DANÇA”. Nos últimos anos, com sua atual sócia, Marisia do Prado, vem se destacando por importantes trabalhos, sempre com grande sucesso de público. Entre eles: CAMAS REDONDAS, CASAIS QUADRADOS; O DIA EM QUE RAPTARAM O PAPA; O DIA EMQUE ALFREDO VIROU A MÃO, e dezenas de espetáculos infantis que escreveu e produziu, com destaque para PETER PAN.

A escolha do texto...
Dizem que todo bom produtor tem faro para o sucesso. A trajetória de produção de Rômulo Duque e Marisia do Prado, tem essa particularidade interessante: eles investem nas suas produções a partir de um bom texto. Escolhem sempre o melhor autor e a partir daí não poupam esforços para buscar o melhor diretor, elenco e para compor a melhor equipe técnica pra dar suporte ao projeto. Foi assim ao lerem, 02 DE NOVEMBRO, de Wesley Marchiori, Menção Honrosa no 2° GRANDE PRÊMIO MINAS DE DRAMATURGIA .

O autor...
Wesley Marchiori (NA VIRADA DOS SEXOS, VEXAME e AS BARBEIRAS) estreou como autor de textos cômicos com Alô, Alô Brasil, em 1997. O ano passado Wesley teve seu texto de comédia "SUBINDO PELAS PAREDES", montado no Rio de Janeiro, com Iris Bruzzi, Nina de Pádua e Antonia Fontenelle no elenco e direção de Anselmo Vasconcelos, do Zorra Total. “SUBINDO PELAS PAREDES” excursionou por várias capitais. Atualmente está em recesso pois a atriz Iris Bruzzi está gravando, pela Record, a novela Chamas da Vida. Em Belo Horizonte, Wesley é, hoje, juntamente com Ronaldo Ciambroni e Sérgio Abritta, um dos autores com maior número de textos montados nas Campanhas de Popularização do Teatro e da Dança.

2 DE NOVEMBRO - é seu primeiro drama. A peça, dirigida por Kalluh Araújo e estrelada por Heloísa Duarte e Olavo de Castro, inicia sua temporada nesta quinta-feira, dia 25, 21 horas, no Teatro Marília.

A direção...

O diretor, KALLUH ARAÚJO ( PERDOA POR ME TRAÍRES, ANATOMIA HUMANA, SAMBA LELÊ, entre outros) - que também assina o cenário, figurino, iluminação e seleção musical do espetáculo - diz que o texto aborda de maneira bem diferenciada temas delicados, como as relações humanas e mais especificamente de resgates e reencontros, nesse caso específico de uma mãe com seu filho, após 10 anos de ausência. Kalluh conta que optou pela direção tradicional, mantendo a linha do texto em diálogos com tempos de resposta, bem aos moldes de Ingmar Bergman, por exemplo, justamente com o objetivo de ressaltar este forte componente emocional da história. Também com o objetivo de não romper sua carga dramática, o autor optou por retirar da narrativa qualquer excesso de situações que pudessem levar ao riso fácil. Assim mesmo, o autor Wesley Marchiori ressalta a leveza do espetáculo, afirmando que seus textos, mesmo quando tratam de temas sérios, buscam levar o espectador a um lugar gostoso, uma zona de relativo conforto.
A peça passa-se no quarto do filho. Em apenas um ato e com duração de 1 hora e 15 minutos, o espetáculo promove a reaproximação da mãe com seu filho afastados por um grande lapso de tempo.

O elenco...

Kalluh Araújo está muito satisfeito com o elenco composto apenas por Heloísa Duarte ( ADORÁVEL GENRO; TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA; O DIA EM QUE ALFREDO VIROU A MÃO) - que ele carinhosamente chama de “a loura” - e Olavo de Castro (Prêmio Melhor Ator USIMINAS/SINPARC em NOVAS DIRETRIZES EM TEMPOS DE PAZ; SANTIDADE; OS SETE GATINHOS) . Conta que todos eles, atores e direção, vivenciaram ou estão vivenciando situações parecidas com as levantadas na trama e que, portanto, a peça tem funcionado como uma espécie de “expurgo” das mazelas da vida. “As nossas dores pessoais estão sendo trabalhadas nesse drama” , conta Kalluh. “Este texto tem tudo para emocionar muito e reserva grande surpresa para o final”, diz.

Escrito numa sentada...

Wesley Marchiori conta que escreveu esta peça de maneira inusitada. Ao ouvir um vinil de Roberto Carlos, ligou o computador e digitou o título, 02 DE NOVEMBRO, só parando de escrever quando chegou ao “FIM”. “O texto não havia sido pensado ou planejado, simplesmente aconteceu”.
“É meu primeiro drama. Mas sempre gosto de falar das coisas sérias com uma certa dose de humor, é meu jeito de ser também na vida...”
O autor acha que 2 de Novembro vai ter um excelente efeito multiplicador ( mais conhecido como boca a boca) justamente pelo lirismo com que trata esse tema das relações humanas. “Foi isso que encantou os produtores Rômulo Duque e Marísia do Prado, que viram no espetáculo a mesma ternura que eu queria que ele comunicasse à platéia”.

Marchiori decidiu-se pelo teatro aos 7 anos de idade quando foi pela primeira vez ao Marília. A peça era A-E-I-0-U VAMOS VIAJAR. “Naquele dia, conta, decidi que iria viver de e para o teatro”. “Fiz o Teatro Universitário de 94 a 96 sempre querendo aplicar, no que eu aprendia, o desejo de escrever, de ser o pai da história, mas sempre com o olhar no tempo do ator e na carpintaria cênica. 2 DE NOVEMBRO veio de uma forma mágica: “Não sou espírita. Sou católico. Mas, essa história veio tão pronta que me deu a impressão que eu apenas precisa contá-la”, conclui.





Ficha técnica
Produção: Rômulo Duque e Marísia do Prado
Autor: Wesley Marchiori
Diretor: Kalluh Araújo
Elenco: Heloísa Duarte e Olavo de Castro
Criação de cenário, figurino e luz: Kalluh Araújo
Confecção de cenário: José Sotero Antunes
Adereços: Freddy Mozart
Técnicos: Darlan Carli e Daniel Carli
Fotógrafo: Guto Muniz
Projeto gráfico: Marcio Miranda
Assessoria de Imprensa: Patrícia Caristo e Paula Bittencourt
Direção de vídeo: Guilherme Reis (Postura Digital)
Atores vídeo: Heloísa Duarte, Victor Pereira, Henrique Pereira
Produção executiva: Edir Silva (Bhte)
Anderson Matos (Curitiba)

Classificação 12 anos.

2 DE NOVEMBRO
Teatro Odelair Rodrigues
22 A 25 DE Março

Nenhum comentário: